Resumo
Para que os futuros professores estejam melhor preparados para assumir a profissão docente, é necessário uma formação que possibilite a aproximação entre teoria e prática, que geralmente é realizada apenas no final da licenciatura com o estágio. Diante desse quadro, esse trabalho tem como objetivo apresentar a importância do PIBID na formação docente e as contribuições dadas aos graduandos do curso de Geografia da UNEAL durante o tempo de participação no PIBID 2012-2014, com o subprojeto intitulado: “Cartografia: uma proposta para o ensino da Geografia nos anos finais do ensino fundamental”, visando a aproximação entre os licenciandos e a realidade escolar. Dessa forma, a presente obra propões contribuir com a formação docente, apresentando como a experiência do PIBID ajuda a aperfeiçoar a licenciatura, onde possibilita trabalhar os conteúdos vistos na Universidade no contexto escolar. A metodologia empregada tem como base observações in loco e relatos de experiências de professores, além de leituras de autores como Barcelos (2006), Ludke, (2005), Sartori (2014) e Martins (2014). Contudo a implantação do PIBID contribuiu significativamente para a formação dos licenciandos envolvidos, uma vez que possibilitou o aperfeiçoamento da prática de pesquisa e interpretação, ao mesmo tempo, propiciou o estabelecimento de uma relação mais aprofundada entre teoria e prática escolar, na utilização de métodos de ensino para os diferentes conteúdos a serem abordados na sala de aula, preparando melhor os futuros profissionais da educação para os desafios da pratica docente.
Palavras-chave: Contribuições, PIBID e Formação docente.
Autores do trabalho: José Augusto Firmino dos Santos – UNEAL Tiágo Gomes dos Santos – UNEAL Orientadora: Angela Maria Araújo Leite – UNEAL Por: Administração Postagem: 20/03/2015 Atualização: 02/03/2015 Obrigado pela sua atenção, qualquer dúvida, problema ou sugestão, deixe seu comentário ou entre em contato conosco. |