A contribuição do PIBID na formação do profissional docente





Breve considerações

O licenciando, ao iniciar sua vida acadêmica, precisa ter plena convicção do caminho que está trilhando, ou seja, compreender sua formação enquanto profissional da educação, somente assim entenderá a importância de lutar por uma adequada qualificação docente. Levando-se em conta que várias discussões estão sendo tecidas, sobre a formação docente, com foco nos saberes construído, busca-se travar um debate sobre a importância de desenvolver a teoria atrelada à prática, sem torná-las dicotômicas entre si, a exemplo do que vem ocorrendo em universidades paulistas que formam professores, como USP, Unesp e Unicamp, com a reformulação e ampliação da carga horária para atividades práticas (mínimo de 30%), fruto da exigência do Conselho Estadual de Educação do estado de São Paulo. Nesse sentido, o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência - PIBID, do governo federal vem preenchendo uma lacuna existente nos cursos de licenciatura da Universidade Estadual de Alagoas – UNEAL. Assim, o PIBID/Geografia/Campus I, trouxe novas oportunidades para uma formação mais abrangente do profissional docente, inserindo-o na realidade do cotidiano escolar, dando aos licenciandos a chance de uma vivência em sala de aula, incentivando-o a criar familiaridade com o ensino público brasileiro.
Palavras-chave: PIBID, Formação, Docente.

Autores do trabalho:
Pedro Henrique Sousa Silva, Universidade Estadual de Alagoas – UNEAL.
Rosemary Polati, Universidade Estadual de Alagoas – UNEAL.
Angela Maria Araújo Leite (orientadora), Universidade Estadual de Alagoas – UNEAL.
Por: Administração    Publicação: 15/12/2016    Atualização: 15/12/2016
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