A aula de campo como ferramenta de investigação do lugar no Ensino de Geografia





Resumo

O lugar é uma categoria da geografia que ainda é objeto de discussão entre geógrafos e acadêmicos. O ensino dessa categoria nas escolas públicas é essencial para a valorização social do espaço de convívio dos alunos. A finalidade desse trabalho é mostrar o uso da aula de campo na discussão de fenômenos naturais e sociais no local de convivência dos alunos do Ensino Fundamental, ao mesmo tempo em que trabalha a importância do lugar, relacionando o conteúdo teórico da sala de aula com o cotidiano prático. A metodologia utilizada foi baseada em uma pesquisa-ação, observação in loco e análise de uma atividade escolar com uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Doutor José Tavares, localizada no bairro Baixa Grande na cidade de Arapiraca/AL. A fundamentação teórica foi realizada nas obras de Santos (2008); Medeiros (2010); Cavalcanti (2008); Oliveira e Assis (2009). Durante a aula de campo observou-se que os alunos participaram ativamente das discussões realizadas ao longo dos três pontos de parada do percurso. Além disso, eles elaboraram um mapa mental mostrando os elementos das paisagens observadas que mais chamaram a atenção. Contudo, os alunos participaram ativamente das discussões na aula de campo, pois o conhecimento que eles adquiriram na própria comunidade foi utilizado como ponto de partida dos fenômenos sociais e naturais abordados. Ao mesmo tempo, foi possível relacionar o conteúdo teórico da sala de aula com a realidade prática dos alunos.
Palavras-chave: Metodologia, Ensino, Geografia.

Autores do trabalho:
Tiágo Gomes dos Santos, Universidade Estadual de Alagoas – UNEAL.
Lindinalva Miguel da Silva, Universidade Estadual de Alagoas – UNEAL.
Angela Maria Araújo Leite (orientadora), Universidade Estadual de Alagoas – UNEAL.
Por: Administração    Publicação: 15/12/2016    Atualização: 15/12/2016
Obrigado pela sua atenção, qualquer dúvida, problema ou sugestão, deixe seu comentário ou entre em contato conosco.