Sobre

Introdução

A presente página visa apresentar informações quanto ao blog e ao subprojeto do PIBID Geografia do Campus I da UNEAL de 2015 a 2016.

Sobre o blog

O blog PIBID Geografia CAMPUS I tem como objetivo publicar as produções e ações entre 2015 e 2016 do Subprojeto PIBID/Geografia do Campus I da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL).

Sobre o PIBID

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID é um programa financiado pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) que busca a valorização e o aperfeiçoamento do professor para a educação básica. Para participar do programa, as instituições de Ensino Superior, com licenciaturas, devem encaminhar um projeto a CAPES. Após aprovação, os integrantes selecionados pela instituição aprovada, devem receber bolsas para cumprir com as atividades do programa, que buscam a inserção dos estudantes no contexto das escolas públicas desde o início da sua formação acadêmica para que desenvolvam atividades didático-pedagógicas sob orientação de um docente da licenciatura e de um professor da escola.



Sobre o projeto institucional PIBID/UNEAL

O atual projeto PIBID da Universidade Estadual de Alagoas – UNEAL foi aprovado pela CAPES em junho de 2012 e está intitulado como “Articulação entre a universidade e escolas de educação básica: múltiplos olhares teórico-metodológicos na formação docente”. O objetivo desse projeto institucional/Pibid visa implementar novas metodologias que venham facilitar o processo de ensino e aprendizagem nas Escolas de Educação Básica do interior de Alagoas, e promover a valorização da profissão docente entre os graduandos das licenciaturas da UNEAL e dos professores em serviço.
O projeto visa, ainda, fortalecer a tríade ensino pesquisa e extensão no que diz respeito à formação de professores, inicial e em serviço, e valorizar a escola pública como espaço de construção de conhecimentos que reconhece a importância de relacionar teoria e prática desde o início da formação do professor.
O projeto conta com um total de 26 escolas parceiras e 15 subprojetos nas áreas de História, Matemática, Letras Inglês/Português, Pedagogia, Química, Ciências e Geografia. Esta última conta com 2 subprojetos, um no campus III, localizado em Palmeiras dos Índios/AL e outro no Campus I, em Arapiraca/AL.



Sobre o subprojeto de Geografia do Campus I da UNEAL 2015-2016

O subprojeto PIBID/UNEAL de Geografia do Campus I da UNEAL, conta com 15 estudantes bolsistas, 3 professores supervisores, além de estudantes integrantes. O subprojeto é coordenado pela professora Angela Maria Araújo Leite e está intitulado como “Alfabetização Cartográfica: um olhar a partir do espaço alagoano no ensino de Geografia do Ensino Fundamental e Médio”.



Apresentação da proposta do subprojeto de Geografia

A proposta do presente projeto é desenvolver, a partir do espaço alagoano, ações para que alunos dos ensinos fundamental e médio aprendam a ler e pensar o espaço, através da alfabetização cartográfica, onde os alunos sejam dotados da capacidade de olhar, observar, falar, reconhecer e analisar o espaço vivido e percebido. Envolve discentes da licenciatura em Geografia, buscando inseri-los na discussão sobre o ensino da ciência geográfica, suas metodologias, o cotidiano e o papel do professor, bem como, sobre as dificuldades a serem superadas. Por fim, analisar o espaço escolar, criando relações de proximidade entre a escola e o meio acadêmico, com a participação dos professores supervisores, desenvolvendo metodologias que facilitem o processo de ensino/aprendizagem da ciência cartográfica.

Objetivos do subprojeto de Geografia em 2015

Dominar o conhecimento sobre a ciência cartográfica, aplicando-o em sala de aula, tornando-a de fácil compreensão, levando alunos dos ensinos fundamental e médio a refletir, enquanto cidadãos, sobre o meio em que vivem.
Oportunizar aos alunos da licenciatura em Geografia o contato com a realidade escolar, através das escolas parceiras e dos professores supervisores, possibilitando-os o aperfeiçoamento sobre o ensinar, envolvendo ações específicas da ciência geográfica, a partir do espaço alagoano;
Alfabetização cartográfica dos alunos dos ensinos fundamental e médio, das escolas públicas estaduais Dr. José Tavares, EPIAL e Quintella Cavalcanti, dotando-os de conhecimento sobre a ciência cartográfica, que seja facilitador no exercício de sua cidadania.

Escolas parceiras



Resultados esperados no subprojeto de Geografia para os anos 2015 e 2016

Oportunizar a 15 alunos do curso de licenciatura em Geografia, o contato com a realidade escolar e de atuação docente, capacitando-os para atuar criticamente com a Cartografia Escolar, a partir do espaço alagoano, aproximando-os das ações em sala de aula e da vivência do ser Professor;
Professores das escolas parceiras, atuantes na disciplina Geografia, familiarizados com a cartografia escolar, desenvolvendo atividades práticas que facilitem a aprendizagem da ciência cartográfica aos alunos dos ensinos fundamental e médio;
Publicação dos resultados obtidos com as ações do projeto; Divulgação, através da montagem e publicação de uma cartilha com material produzido por professores e alunos da rede pública, após finalização do projeto.

Administração do blog

A administração do blog é realizada pelos alunos bolsistas envolvidos no presente subprojeto. Os estudantes bolsistas são licenciandos de Geografia da Universidade Estadual de Alagoas – UNEAL.

Referências

CAPES. PIBID - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência. Set. 2008. Disponível em: <http://www.capes.gov.br/educacao-basica/capespibid>. Acesso em: 06 fev. 2014.

Edital Pibid n°011 /2012 CAPES. Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID. Detalhamento do projeto institucional. UNEAL. Disponível em: <http://www.uneal.edu.br/sala-de-imprensa/noticias/projeto-institucional-pibid-2012.pdf>. Acesso em: 06 fev. 2014.

CALLAI, HELENA COPETTI . Aprendendo a Ler o Mundo: A Geografia nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Cad. Cedes, Campinas, vol. 25, n. 66, p. 227-247, maio/ago. 2005. Disponível em: <http://www.cedes.unicamp.br>. Acesso em: 27 de abr. 2012.

KIMURA, Shoko. Geografia no ensino básico: questões e propostas. 2ª Ed. São Paulo: Contexto, 2010. LDB - Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. LEI No. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. D.O. U. de 23 de dezembro de 1996.

PONTUSCHKA, Nídia Nacib; PAGANELLI, Tomoko Iyda; CACETE, Núria Hanglei. Para Ensinar e Aprender Geografia. 3ª Ed. São Paulo. Cortez: 2009.A.

Autor: Administração    Publicação: 06/02/2015    Atualização: 21/07/2015
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