Viagem Geográfica na Escola Doutor José Tavares

Introdução

No dia 02 de outubro de 2015 foi realizada na Escola Estadual Doutor José Tavares a “Viagem Geográfica” por meio de uma parceira entre a Escola e os participantes do PIBID/Geografia/UNEAL. Assista ao vídeo abaixo e confira como foi.



A “Viagem Geográfica” é uma atividade escolar na qual os estudantes da Educação Básica têm que realizar um percurso dentro da escola com base nos pontos cardeais e colaterais. Porém, ao longo do percurso, os participantes precisam realizar algumas provas para concluir essa atividade escolar.
Geralmente, a “Viagem Geográfica” envolve várias turmas, cada uma delas forma uma equipe, cada uma equipe é dividida em grupos, já cada grupo, deve realizar uma prova. Ao final, as equipes são classificadas de acordo com a quantidade de acertos e o menor tempo gasto na realização do percurso e das provas.
O objetivo da “Viagem Geográfica” é trabalhar a interpretação de mapas e a construção prática dos conhecimentos cartográficos de forma dinâmica, divertida e coletiva.
Para tanto, as provas da “Viagem Geográfica” envolvem conteúdos discutidos dentro da ciência geográfica, como conhecimentos cartográficos, das divisões políticas e administrativas do Brasil e do mundo, relevo, clima, vegetação, entre outros. Nesse sentido, as provas devem envolver a realização de tarefas com base na interpretação de mapas e ilustrações, permitindo aos participantes, realizarem uma ligação entre os conhecimentos cartográficos com os fenômenos físicos e sociais estudos na ciência geográfica, tomando cuidado para que tais provas não venham a resultar em uma pratica decorativa.



Percurso

O percurso realizado na escola ocorre por meio dos pontos cardeais e colaterais do ambiente local. Nesse sentido, um orientador, descreve as direções a serem realizadas pelos estudantes e ao longo do caminho são encontrados provas. Para que os estudantes possam acertar as direções mais rapidamente, o ponto inicial do percurso pode ser uma grande rosa dos ventos no pátio da escola. Assim, os estudantes possuem uma visão mais clara sobre as direções que devem ser tomadas.



Principais provas

As principais provas realizadas nessa “Viagem Geográfica” foram:
Prova 2: conhecer aspectos geográficos jogando o Jogo da velha consultando o mapa.



Prova 3: montar um dominó sobre as capitais e estados do Brasil.



Prova 4: fazer conhecimento do mapa das Américas e citar alguns países de cada uma delas.



Prova 5: ter reconhecimento das cidades sobre os pontos cardeais de Arapiraca.



Prova 6: corrida geográfica envolvendo conhecimentos sobre cartografia e da América.



Prova 7: torta na cara com base em conhecimentos geográficos.



Autor: Administração    Publicação: 07/10/2015    Atualização: 05/01/2016
Obrigado pela sua atenção, qualquer dúvida, problema ou sugestão, deixe seu comentário ou entre em contato conosco.