Introdução
Em 14 de novembro de 2015 estudantes das Escolas Estaduais de Educação Básica Professor José Quintella Cavalcanti, Professora Izaura Antônia de Lisboa e Doutor José Tavares, juntamente com o PIBID/Geografia/UNEAL assistiram ao filme "Terramoto: A Falha de San Andreas" no Cinesystem do Arapiraca Garden Shopping.
O filme possibilita discutir sobre os impactos causados pela movimentação das placas tectônicas, na qual pode resultar na expansão dos oceanos, abertura de falhas geológicas, tremores de alta intensidade, soerguimento de rochas, formação de cadeias montanhosas, vulcanismo, entre outros.
Trailler do filme
Imagens
Confira algumas imagens da presença dos estudantes das Escolas Estaduais de Educação Básica Professor José Quintella Cavalcanti, Professora Izaura Antônia de Lisboa e Doutor José Tavares, no Cinesystem em 14 de novembro de 2015.
Mais informações
As placas tectônicas são grandes blocos rochosos que flutuam sobre o material (magma e rochas) do Manto terrestre. O conjunto dessas placas forma uma camada chamada de “Crosta Terrestre”, na qual, continentes e oceanos existem sobre ela.
Essas placas se movimentam devido as correntes de convecção do Manto da Terra. Corrente de convecção é o movimento que os materiais do Manto realizam devido a alta temperatura do interior do nosso planeta, trata-se da “fervura” desses materiais. O movimento das correntes de convecção do Manto empurra as placas tectônicas em direções distintas, fato que resulta na convergência (“aproximação”), divergência (afastamento) ou transformação entre as placas.
Tratando-se da vida real, destacamos alguns links que mostram exemplos de grandes terremotos provocados pelo movimento das placas tectônicas.
Terremoto no Nepal em 2015:
Terremoto no Japão em 2011:
Terremoto no Chile em 2015:
Autor: Administração Publicação: 14/11/2015 Atualização: 30/07/2016 Obrigado pela sua atenção, qualquer dúvida, problema ou sugestão, deixe seu comentário ou entre em contato conosco. |