Introdução
Nos dias 10 e 15 de dezembro de 2015 foi realizada uma aula sobre “as principais consequências dos movimentos das placas tectônicas” na Escola Estadual de Educação Básica Professora Izaura Antônia de Lisboa. A aula foi realizada em 04 turmas do 3º ano do Ensino Médio a partir da parceria entre a Escola e o PIBID/Geografia/UNEAL Campus I.
A aula visou mostrar as principais consequências resultantes dos movimentos das placas tectônicas, tais como a movimentação convergente, a divergente e a transformante.
Metodologia
A aula foi realizada com o apoio de um cartaz sobre os movimentos das placas tectônicas e de algumas experiências que esquematizavam alguma das consequências da movimentação das placas.
Para discutir as consequências do movimento de divergência, ou seja, aquele que as placas se afastam, foi realizada uma experiência que esquematizou a ocorrência de uma erupção vulcânica. As principais consequências desse movimento são as erupções vulcânicas com maior presença de lava, terremotos de baixa e média intensidade, expansão do fundo dos oceanos, formação de ondas de com menor frequência.
Para discutir as consequências do movimento de convergência, ou seja, aquele que as placas se aproximam, foi realizado uma experiência que esquematizou a formação de uma cadeia montanhosa (cordilheira). As principais consequências desse movimento são os terremotos que geralmente possuem alta intensidade, erupções vulcânicas com maior presença de gases, formação de tsunamis.
As placas tectônicas transformantes geram principalmente falhas geológicas (grandes rachaduras visíveis na superfície da Terra), terremotos que podem atingir altas intensidades e tsunamis.
Autor: Administração Publicação: 25/12/2015 Atualização: 25/12/2015 Obrigado pela sua atenção, qualquer dúvida, problema ou sugestão, deixe seu comentário ou entre em contato conosco. |