Resumo
O Ensino de Geografia tem sido tema de diversos encontros em todo o território brasileiro, tudo isso para saber de fato como anda o ensino e as metodologias empegadas para tal desenvolvimento. O presente trabalho traz à tona uma série de questões que podem ser discutidas nas salas de aulas do cursos de licenciaturas das universidade, em especial da Universidade Estadual de Alagoas – UNEAL, de onde estão sendo formados e indo para o mercado de trabalho os futuros professores de Geografia e como os mesmo se portam diante da sala de aula da educação básica com temas referentes ao universo em volta do aluno. Nesse sentindo, busca-se analisar os principais pontos negativos e deficitários e o que tem sido feito para que haja um impulso para a formação dos docentes no curso de Geografia da UNEAL. Contudo, para o desenvolvimento do trabalho foi imprescindível a participação e a inserção do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID nas escolas parceiras do programa, que através do mesmo foi possível fazer pesquisas e aplicar questionários sobre os temas em questões, observações in locos, além de um grande embasamento teórico com autores que tratam de ensino e mais precisamente de ensino de Geografia. Com isso, é possível desenvolver aulas com ensino voltadas para o cotidiano do aluno, tal como aulas mais dinâmicas e questionáveis sempre partindo para o dia a dia do aluno.
Palavras-chave: Ensino, Educação Básica, Universidade.
Autores do trabalho: John Igor Bezerra Vieira, Universidade Estadual de Alagoas – UNEAL. Angela Maria Araújo Leite (orientadora), Universidade Estadual de Alagoas – UNEAL. Por: Administração Publicação: 04/01/2016 Atualização: 04/01/2016 Obrigado pela sua atenção, qualquer dúvida, problema ou sugestão, deixe seu comentário ou entre em contato conosco. |