15 Atividades interessantes para as aulas de Geografia

Introdução

Confira 15 atividades interessantes que podem ser realizadas nas aulas de geografia para contribuir na efetiva aprendizagem dos conteúdos geográficos, além de melhorar o ambiente escolar para a prática do ensino.

1. Desenho da rosa dos ventos no pátio aberto da escola

Objetivo: desenhar uma rosa dos ventos gigante em um dos pátios da escola para que os alunos possam se posicionar em cima dela e identificarem os pontos cardeais.
Justificativa: a rosa dos ventos é a ferramenta utilizada por mapas e aplicativos de GPS para posicionar corretamente a representação gráfica ao local em que o usuário se encontra. Nesse sentido, o desenho da rosa dos ventos no chão de uma área pública das escolas fortalece o ensino da cartografia, além de tornar o ambiente mais agradável a atividade pedagógica.
Materiais: quatro cores diferentes de tinta para asfalto, uma corda (para fazer o círculo), uma trena e um marcador de piso.
Figura: modelo da realização da rosa dos ventos.



2. Sistema Solar no teto do pátio da escola

Objetivo: colar a maquete de um sistema Solar no teto do pátio da escola.
Justificativa: a maquete do Sistema Solar exposta de forma pública facilita a aprendizagem dos conteúdos geográficos e científicos, além de tornar o ambiente escolar mais agradável quanto a atividade pedagógica.
Materiais: pano escuro (tecido grosso), 8 bolas de isopor com tamanhos variados, tinta guache em diferentes cores, pinceis, papel luminoso em diferentes cores (para as estrelas), um “Sol artificial”, arame e cola.
Figura: modelo da maquete do Sistema Solar.



3. Apresentação cultural

Objetivo: realizar algumas maquetes com bolas de isopor para apresentações culturais em projetos da escola. Nesse sentido, cada maquete representa um fenômeno da Terra, como as zonas térmicas, os fusos horários, a altitude, a superfície (oceanos e continentes), a população, principais camadas internas e a os domínios vegetais originais.
Justificativa: envolver os conteúdos geográficos em outros projetos da escola, tal como, fortalecer a aprendizagem desses conteúdos através da atividade prática da produção das maquetes.
Apresentação: uma dança ou coreografia entre 3 a 4 minutos envolvendo uma paródia sobre o planeta Terra, na qual, os alunos devem fazer uso das maquetes.
Materiais: seis bolas de isopor em tamanho grande, tinta guache, marcadores permanentes e pinceis.
Figura: modelo das maquetes para a apresentação cultural.



4. Artes nas paredes

Objetivo: realizar desenhos nos muros da escola com paisagens e figuras do interesse da Geografia e demais ciências.
Justificativa: fortalecer a aprendizagem dos conteúdos escolares, além de tornar o ambiente mais agradável para a realização das atividades pedagógicas.
Materiais: tintas de pintar parede e alguns desenhos impressos.
Figura: modelos de desenhos a serem realizados.



5. Trabalho de campo

Objetivo: fortalecer a interpretação de mapas de grande escala e discutir um fenômeno próximo da escola.
Procedimento: a turma deve ser repartida em equipes e cada equipe deve ficar responsável por guiar o restante da turma durante o percurso do trabalho. Para tanto, os alunos vão seguir um mapa contendo um ponto de parada (discussão) e os pontos de troca das equipes.
Materiais: mapa do trabalho de campo, bússola e rosa dos ventos.

6. Experiência do vulcão

Objetivo: ilustrar uma erupção vulcânica, uma das principais consequências da divergência das placas tectônicas.
Justificativa: o uso de experiências ajuda a compreensão dos conteúdos geográficos, principalmente aqueles voltados na ocorrência de fenômenos da natureza.
Materiais: vulcão de argila, vinagre, bicarbonato de sódio, detergente, corante vermelho ou laranja, copo plástico.
Vídeo complementar: Terra: a força do planeta – vulcões (Univesp TV, 2013).

7. Experiência da montanha de açúcar

Objetivo: ilustrar de forma rápida a formação de uma montanha durante a convergência das placas tectônicas.
Justificativa: as experiências químicas ajudam os alunos a compreenderem melhor os conteúdos geográficos.
Materiais: açúcar, brilho verde, um recipiente, copos plásticos, mini maquetes de residências e ácido sulfúrico.

8. Experiência do foguete

Objetivo: esquematizar o período inicial da corrida espacial durante Guerra Fria entre os Estados Unidos e a ex-União Soviética.
Justificativa: o uso de experiências físicas reforça os conteúdos da ciência geográfica, além de tornar conteúdos históricos mais interessantes.
Distância alcançada: até 150 metros.
Materiais: conferir no site da OBA.
Link do site da OBA: http://goo.gl/cO4cuf
Figura: lançamento de um foguete pedagógico.



9. Experiência do tornado de fogo

Objetivo: mostrar a formação e o movimento atmosférico resultante de uma alta diferença de pressão em curtas distâncias.
Justificativa: a experiência ajuda os alunos a compreenderem melhor os conteúdos didáticos.
Materiais e procedimento: conferir no canal de vídeos do Manual do Mundo.
Link do Manual do Mundo: https://youtu.be/dJFhZLjBsCU
Vídeo complementar: Terra: a força do planeta – Atmosfera (Univesp TV, 2013).
Figura: ilustração da experiência do tornado de fogo.



10. Experiência da energia eólica

Objetivo: mostrar como funcionam os geradores de energia eólica e sua importância enquanto fonte de energia renovável.
Justificativa: as experiências práticas ajudam os alunos a compreenderem melhor os conteúdos da ciência geográfica.
Recursos: um pequeno dispositivo rotacional de aparelho DVD, cola quente, palito para espeto de carne, cartolina, uma lâmpada de pisca-pisca e um ventilador.
Procedimento: confira no vídeo do link abaixo.
Link do procedimento: https://youtu.be/VKFpp1oljps
Figura: materiais para o experimento da torre eólica.



11. Experiência das pilhas de sal

Objetivo: discutir sobre a importância da produção de energia renovável e sua importância para o espaço geográfico.
Justificativa: as experiências ajudam os alunos a compreenderem melhor os conteúdos geográficos.
Recursos: forma de gelo, lâmpada de led, água, fios de cobre com uma capa de Zico e parafusos.
Procedimento: confira no link abaixo.
Link do procedimento: https://youtu.be/19YS4KuiK_w
Figura: ilustração da experiência das pilhas de sal.



12. Jogo “nada além de dois minutos”

Objetivo: revisar e avaliar um dos conteúdos trabalhados nas aulas de geografia.
Recursos: um mapa político do Brasil ou do mundo, até 20 perguntas objetivas,
Procedimento: a turma é dividida em duas equipes, na qual, os alunos de cada uma delas têm que acertar uma pergunta objetiva, se errar deve escolher uma prova a ser realizada em no máximo 2 minutos, tal como, a moeda e o mapa e o caça palavras. Para responder as perguntas, os alunos devem ficar até 1 minuto em uma cadeira na frente da sala de aula, apenas depois que o aluno responder individualmente, a pergunta e a resposta são reveladas ao público.

13. Jogo do cangaceiro

Objetivo: revisar e avaliar um dos conteúdos trabalhados nas aulas de geografia.
Recursos: 20 perguntas de verdadeiro ou falso, 20 mímicas, alguns acessórios de cangaceiro (chapéu, roupa, objetos, facão, e armamento).
Procedimento: dois alunos se vestem com acessórios de cangaceiros e escolhem os participantes para responder perguntas de verdadeiro ou falso, se errar deve fazer uma mímica para o cangaceiro, caso ele não saiba, perde um acessório do cangaço, no final, o cangaceiro que perder todos os acessórios primeiro perde o jogo.
Observação: essa atividade avaliativa é mais eficiente quando utilizada para os conteúdos do sétimo ano sobre a Região Nordeste.

14. Quebra cabeça do mapa do Brasil

Objetivo: avaliar e revisar a aprendizagem cartográfica sobre a divisão política do Brasil.
Recursos: jogo do quebra cabeça do mapa político do Brasil.
Procedimento: as peças são distribuídas entre os alunos que devem formar um circulo na sala de aula para resolver o quebra cabeça.
Sugestões: locais onde o jogo pode ser comprado.
Link da compra: http://goo.gl/pkEpFT

15. Maquete de um mapa do Brasil.

Objetivo: fortalecer a aprendizagem cartográfica dos alunos acerca das regiões e unidades federativas brasileiras.
Recursos: isopor, emborrachado em diferentes cores, cartolina, papel brilhoso em diferentes cores, cola de isopor, cola de papel, tinta guache, papel A4, entre outras.
Procedimento: elaborar uma maquete do mapa do Brasil contendo as características regionais de cada local representável de nosso país. Nesse sentido, o mapa é dividido em unidades federativas e na área de cada uma delas deve ser representada uma característica local, como por exemplo, na área do estado do Amazonas podem ser colocadas algumas árvores, tribos indígenas, o teatro de Manaus e o Rio Amazonas.
Figura: ilustração da maquete.



Autor: Administração    Publicação: 14/07/2016    Atualização: 14/07/2016
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