Introdução
Confira 15 atividades interessantes que podem ser realizadas nas aulas de geografia para contribuir na efetiva aprendizagem dos conteúdos geográficos, além de melhorar o ambiente escolar para a prática do ensino.
1. Desenho da rosa dos ventos no pátio aberto da escola
Objetivo: desenhar uma rosa dos ventos gigante em um dos pátios da escola para que os alunos possam se posicionar em cima dela e identificarem os pontos cardeais.
Justificativa: a rosa dos ventos é a ferramenta utilizada por mapas e aplicativos de GPS para posicionar corretamente a representação gráfica ao local em que o usuário se encontra. Nesse sentido, o desenho da rosa dos ventos no chão de uma área pública das escolas fortalece o ensino da cartografia, além de tornar o ambiente mais agradável a atividade pedagógica.
Materiais: quatro cores diferentes de tinta para asfalto, uma corda (para fazer o círculo), uma trena e um marcador de piso.
Figura: modelo da realização da rosa dos ventos.
2. Sistema Solar no teto do pátio da escola
Objetivo: colar a maquete de um sistema Solar no teto do pátio da escola.
Justificativa: a maquete do Sistema Solar exposta de forma pública facilita a aprendizagem dos conteúdos geográficos e científicos, além de tornar o ambiente escolar mais agradável quanto a atividade pedagógica.
Materiais: pano escuro (tecido grosso), 8 bolas de isopor com tamanhos variados, tinta guache em diferentes cores, pinceis, papel luminoso em diferentes cores (para as estrelas), um “Sol artificial”, arame e cola.
Figura: modelo da maquete do Sistema Solar.
3. Apresentação cultural
Objetivo: realizar algumas maquetes com bolas de isopor para apresentações culturais em projetos da escola. Nesse sentido, cada maquete representa um fenômeno da Terra, como as zonas térmicas, os fusos horários, a altitude, a superfície (oceanos e continentes), a população, principais camadas internas e a os domínios vegetais originais.
Justificativa: envolver os conteúdos geográficos em outros projetos da escola, tal como, fortalecer a aprendizagem desses conteúdos através da atividade prática da produção das maquetes.
Apresentação: uma dança ou coreografia entre 3 a 4 minutos envolvendo uma paródia sobre o planeta Terra, na qual, os alunos devem fazer uso das maquetes.
Materiais: seis bolas de isopor em tamanho grande, tinta guache, marcadores permanentes e pinceis.
Figura: modelo das maquetes para a apresentação cultural.
4. Artes nas paredes
Objetivo: realizar desenhos nos muros da escola com paisagens e figuras do interesse da Geografia e demais ciências.
Justificativa: fortalecer a aprendizagem dos conteúdos escolares, além de tornar o ambiente mais agradável para a realização das atividades pedagógicas.
Materiais: tintas de pintar parede e alguns desenhos impressos.
Figura: modelos de desenhos a serem realizados.
5. Trabalho de campo
Objetivo: fortalecer a interpretação de mapas de grande escala e discutir um fenômeno próximo da escola.
Procedimento: a turma deve ser repartida em equipes e cada equipe deve ficar responsável por guiar o restante da turma durante o percurso do trabalho. Para tanto, os alunos vão seguir um mapa contendo um ponto de parada (discussão) e os pontos de troca das equipes.
Materiais: mapa do trabalho de campo, bússola e rosa dos ventos.
6. Experiência do vulcão
Objetivo: ilustrar uma erupção vulcânica, uma das principais consequências da divergência das placas tectônicas.
Justificativa: o uso de experiências ajuda a compreensão dos conteúdos geográficos, principalmente aqueles voltados na ocorrência de fenômenos da natureza.
Materiais: vulcão de argila, vinagre, bicarbonato de sódio, detergente, corante vermelho ou laranja, copo plástico.
Vídeo complementar: Terra: a força do planeta – vulcões (Univesp TV, 2013).
Link do vídeo: https://youtu.be/Ab5W210mvpY
Imagens: http://goo.gl/E0SLcI.
7. Experiência da montanha de açúcar
Objetivo: ilustrar de forma rápida a formação de uma montanha durante a convergência das placas tectônicas.
Justificativa: as experiências químicas ajudam os alunos a compreenderem melhor os conteúdos geográficos.
Materiais: açúcar, brilho verde, um recipiente, copos plásticos, mini maquetes de residências e ácido sulfúrico.
Imagens: http://goo.gl/E0SLcI.
8. Experiência do foguete
Objetivo: esquematizar o período inicial da corrida espacial durante Guerra Fria entre os Estados Unidos e a ex-União Soviética.
Justificativa: o uso de experiências físicas reforça os conteúdos da ciência geográfica, além de tornar conteúdos históricos mais interessantes.
Distância alcançada: até 150 metros.
Materiais: conferir no site da OBA.
Link do site da OBA: http://goo.gl/cO4cuf
Figura: lançamento de um foguete pedagógico.
9. Experiência do tornado de fogo
Objetivo: mostrar a formação e o movimento atmosférico resultante de uma alta diferença de pressão em curtas distâncias.
Justificativa: a experiência ajuda os alunos a compreenderem melhor os conteúdos didáticos.
Materiais e procedimento: conferir no canal de vídeos do Manual do Mundo.
Link do Manual do Mundo: https://youtu.be/dJFhZLjBsCU
Vídeo complementar: Terra: a força do planeta – Atmosfera (Univesp TV, 2013).
Link do vídeo: https://youtu.be/17zg7HfbebQ
Figura: ilustração da experiência do tornado de fogo.
10. Experiência da energia eólica
Objetivo: mostrar como funcionam os geradores de energia eólica e sua importância enquanto fonte de energia renovável.
Justificativa: as experiências práticas ajudam os alunos a compreenderem melhor os conteúdos da ciência geográfica.
Recursos: um pequeno dispositivo rotacional de aparelho DVD, cola quente, palito para espeto de carne, cartolina, uma lâmpada de pisca-pisca e um ventilador.
Procedimento: confira no vídeo do link abaixo.
Link do procedimento: https://youtu.be/VKFpp1oljps
Figura: materiais para o experimento da torre eólica.
11. Experiência das pilhas de sal
Objetivo: discutir sobre a importância da produção de energia renovável e sua importância para o espaço geográfico.
Justificativa: as experiências ajudam os alunos a compreenderem melhor os conteúdos geográficos.
Recursos: forma de gelo, lâmpada de led, água, fios de cobre com uma capa de Zico e parafusos.
Procedimento: confira no link abaixo.
Link do procedimento: https://youtu.be/19YS4KuiK_w
Figura: ilustração da experiência das pilhas de sal.
12. Jogo “nada além de dois minutos”
Objetivo: revisar e avaliar um dos conteúdos trabalhados nas aulas de geografia.
Recursos: um mapa político do Brasil ou do mundo, até 20 perguntas objetivas,
Procedimento: a turma é dividida em duas equipes, na qual, os alunos de cada uma delas têm que acertar uma pergunta objetiva, se errar deve escolher uma prova a ser realizada em no máximo 2 minutos, tal como, a moeda e o mapa e o caça palavras. Para responder as perguntas, os alunos devem ficar até 1 minuto em uma cadeira na frente da sala de aula, apenas depois que o aluno responder individualmente, a pergunta e a resposta são reveladas ao público.
13. Jogo do cangaceiro
Objetivo: revisar e avaliar um dos conteúdos trabalhados nas aulas de geografia.
Recursos: 20 perguntas de verdadeiro ou falso, 20 mímicas, alguns acessórios de cangaceiro (chapéu, roupa, objetos, facão, e armamento).
Procedimento: dois alunos se vestem com acessórios de cangaceiros e escolhem os participantes para responder perguntas de verdadeiro ou falso, se errar deve fazer uma mímica para o cangaceiro, caso ele não saiba, perde um acessório do cangaço, no final, o cangaceiro que perder todos os acessórios primeiro perde o jogo.
Observação: essa atividade avaliativa é mais eficiente quando utilizada para os conteúdos do sétimo ano sobre a Região Nordeste.
14. Quebra cabeça do mapa do Brasil
Objetivo: avaliar e revisar a aprendizagem cartográfica sobre a divisão política do Brasil.
Recursos: jogo do quebra cabeça do mapa político do Brasil.
Procedimento: as peças são distribuídas entre os alunos que devem formar um circulo na sala de aula para resolver o quebra cabeça.
Sugestões: locais onde o jogo pode ser comprado.
Link da compra: http://goo.gl/pkEpFT
15. Maquete de um mapa do Brasil.
Objetivo: fortalecer a aprendizagem cartográfica dos alunos acerca das regiões e unidades federativas brasileiras.
Recursos: isopor, emborrachado em diferentes cores, cartolina, papel brilhoso em diferentes cores, cola de isopor, cola de papel, tinta guache, papel A4, entre outras.
Procedimento: elaborar uma maquete do mapa do Brasil contendo as características regionais de cada local representável de nosso país. Nesse sentido, o mapa é dividido em unidades federativas e na área de cada uma delas deve ser representada uma característica local, como por exemplo, na área do estado do Amazonas podem ser colocadas algumas árvores, tribos indígenas, o teatro de Manaus e o Rio Amazonas.
Figura: ilustração da maquete.
Autor: Administração Publicação: 14/07/2016 Atualização: 14/07/2016 Obrigado pela sua atenção, qualquer dúvida, problema ou sugestão, deixe seu comentário ou entre em contato conosco. |