Auxílio ao trabalho docente a partir de instrumentos pedagógicos manuais



Resumo

A Como forma de tornar as aulas de Geografia mais atrativas, os docentes buscam auxílio no uso de recursos tecnológicos e pedagógicos como mapas, globos, planetários, entre outros. Apesar de motivadores, quando utilizados de forma constante e padronizados, acarretam um quadro de exaustão e desmotivação dos alunos por serem repetitivos, além do que, nem todas as escolas fornecem a disponibilidade desses recursos. Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo apresentar uma análise acerca da elaboração de instrumentos pedagógicos manuais no ensino da Geografia, como forma de deixar as aulas mais dinâmicas e variadas. A metodologia baseia-se na elaboração de materiais didáticos auxiliares para aulas de Geografia, observação in loco em turmas de oitavo e sétimo ano do ensino fundamental na cidade de Coité do Nóia/AL e revisão bibliográfica nas obras de CALADO (2012), BATISTA e CONCEIÇÃO (2012). A elaboração desses instrumentos, como maquetes, figuras e jornais, permitiu ao professor trabalhar com um recurso mais específico no tema referente à aula ministrada, sem a necessidade do constante uso de equipamentos tecnológicos, tais como data show e televisão. Esses recursos podem ser utilizados ainda como modelo para a produção dos mesmos instrumentos pelos alunos, assim, possibilitando uma melhor fixação do conteúdo trabalhado. A elaboração de instrumentos pedagógicos tornou as aulas de Geografia mais dinâmicas, onde os alunos são mais participativos, em função da menor repetição dos recursos utilizados em sala de aula.
Palavras-chave: Recursos, Ensino, Geografia.

Autores do trabalho:
Tiágo Gomes dos Santos – UNEAL
Orientadora: Angela Maria Araújo Leite – UNEAL
Por: Administração    Postagem: 21/03/2015    Atualização: 21/03/2015
Obrigado pela sua atenção, qualquer dúvida, problema ou sugestão, deixe seu comentário ou entre em contato conosco.