O uso das tecnologias de telecomunicação nas aulas de Geografia no Ensino Fundamental



Resumo

A cada dia mais a tecnologia influencia na vida de jovens e adultos, muitos dos quais são alunos. O acesso às novidades tecnológicas sem uma intervenção da escola, com os conhecimentos teóricos mais detalhados sobre as possíveis consequências do uso da tecnologia da telecomunicação, tem ocasionado algumas dificuldades na aprendizagem dos alunos. O presente trabalho tem como objetivo fazer uma análise sobre as possíveis consequências do uso de dispositivos de telecomunicações pelos jovens, estudantes de escolas públicas, e a intervenção da escola nesse processo, como meio de minimizar problemas na formação social e profissional do jovem estudante, advindos do uso inadequado desses recursos tecnológicos. A metodologia utilizada se baseia em leituras teóricas, observações in loco a partir do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência – PIBID, em duas escolas da rede pública de ensino fundamental, além dos relatos de experiências vividas por professores nas escolas observadas. Assim, é importante que o professor de Geografia trabalhe suas aulas o uso de tecnologias de informação e telecomunicação, mostrando aos discentes o papel da tecnologia em sua vida e como utilizá-la em seu beneficio, ao mesmo tempo, alertando sobre os riscos de obter acesso sobre conteúdos inadequados e suas consequências para seu desenvolvimento social e profissional.
Palavras-chave: Uso, Tecnologia, Telecomunicação, Ensino e Geografia.
Keywords: Use, Technology, Telecommunication, Teaching e Geography.
Área Temática: Teorias, métodos e ensino de geografia.

Autores do trabalho:
Tiágo Gomes dos Santos – UNEAL
Orientadora: Angela Maria Araújo Leite – UNEAL
Por: Administração    Postagem: 21/03/2015    Atualização: 21/03/2015
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