A cartografia na rede pública estadual de Arapiraca/AL a partir da implantação do PIBID



Resumo

O ensino da Cartografia é de extrema importância na vida escolar do aluno e a sua compreensão remete na própria formação cidadã do indivíduo. Em contrapartida, os resultados hoje obtidos referentes ao estudo da ciência não é animador, visto que ao fim do ensino fundamental os estudantes não consegue desenvolver os conceitos básicos da ciência cartográfica. Essa problemática se dá em função de uma série de fatores que interferem diretamente no processo de ensino e aprendizagem, entre eles, a tão discutida falta de compromisso do aluno, a atuação de profissionais sem preparo adequado para a prática de ensino, referente ao saber cartográfico, resultado de lacunas na formação acadêmica do professor de geografia. O presente trabalho tem a finalidade de mostrar uma análise a respeito dos conhecimentos cartográficos dos alunos da rede pública estadual de ensino em Alagoas, mas precisamente na Escola Estadual Professora Izaura Antonia de Lisboa em Arapiraca, Agreste alagoano. A metodologia utilizada no desenvolvimento deste trabalho se baseia em leituras teóricas acerca de autores especialistas como Lesann e Passini, além de observações in loco, por meio das atividades do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à docência – PIBID, inserido na Universidade Estadual de Alagoas, com o subprojeto: “Cartografia: uma proposta para o ensino de Geografia nos finais do Ensino Fundamental”.
Palavras-chave: Alfabetização cartográfica, Ensino de Geografia, Formação.
Keywords: Cartography Literacy, Geography Teaching, Education.
Área Temática: Teorias, métodos e ensino de geografia.

Autores do trabalho:
Marcos Roberto dos Santos Silva – UNEAL
Aline Oliveira da Silva – UNEAL
Laiz Barbosa Lopes Porfirio – UNEAL
Orientadora: Angela Maria Araújo Leite – UNEAL
Por: Administração    Postagem: 20/03/2015    Atualização: 20/03/2015
Obrigado pela sua atenção, qualquer dúvida, problema ou sugestão, deixe seu comentário ou entre em contato conosco.