O desenvolvimento de escalas numéricas no Ensino Médio práticas vivenciadas na escola EPIAL – Arapiraca/AL



Resumo

A alfabetização cartográfica abrange diversas áreas da cognição do aluno entre elas o desenvolvimento da habilidade lógico – matemática, que é usada na Geografia para estabelecer a relação entre o tamanho real do fenômeno na superfície da Terra e sua representação no mapa. O presente trabalho tem como objetivo mostrar de forma clara que é possível fazer medições de espaços reais e transferir para o papel com a maior facilidade, sempre respeitando o nível de conhecimento do aluno. Com a utilização de trenas, papel quadriculado e lápis nº02, o desenvolvimento, a aprendizagem e a transformação de espaços reais em espaços transcritos em forma de mapa/plantas perfeitamente calculados pelos alunos do ensino médio com o auxílio e as aulas teóricas ministradas pelos bolsistas do Programa de Iniciação à Docência – PIBID da Universidade Estadual de Alagoas, além de leituras referente ao assunto e a concessão do professor regente. É comprovado que ao iniciar o ensino médio os alunos onde foi constatado que os estudantes desconhecem ou nunca praticaram tal atividade e que de forma dinâmica e objetiva é possível compreender e realizar procedimentos desse tipo que vai além dos muros da escola.
Palavras-chave: Geografia, Medição, Ensino Médio.

Autores do trabalho:
John Igor Bezerra Vieira – UNEAL
Orientadora: Angela Maria Araújo Leite – UNEAL
Por: Administração    Postagem: 26/03/2015    Atualização: 26/03/2015
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