A Importância do PIBID nas Escolas Pública com ênfase na Escola Lions de Arapiraca/AL



Resumo

A alfabetização cartográfica é essencial para a compreensão espacial do aluno e para o ensino de Geografia, onde a cartografia, enquanto ciência permitirá a espacialização dos fenômenos geográficos. Para tanto, ler, compreender e interpretar um mapa requer alguns procedimentos básicos, como decodificar as informações verbais e não verbais inseridas em mapas ou plantas cartográficas. Dessa forma, o objetivo do presente artigo é analisar os principais desafios enfrentados pelos alunos nas aulas de Geografia, nas series finais do ensino fundamental, em relação à alfabetização cartográfica. A partir do projeto “Cartografia: uma proposta para o ensino de geografia nos anos finais do ensino fundamental”, do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência- PIBID, da Universidade Estadual de Alagoas – UNEAL, em parceria com Escolas Estaduais do município de Arapiraca – AL constatou-se que os desafios envolvendo a alfabetização cartográfica dos alunos faz parte de uma realidade que exige ações urgentes para a superação dos mesmos e para a efetivação do ensino de geografia. Um aluno alfabetizado cartograficamente terá condições de desenvolver uma melhor leitura de mundo em sua visão cartográfica, possibilitando-o a interpretação dos elementos da cartografia e, consequentemente, relacionando a Geografia ao seu cotidiano. Foram realizadas leituras referentes à Ciência Cartográfica e sua relação com o ensino de Geografia, observação de alunos da disciplina e questionário com professores e alunos das series finais do ensino fundamental nas escolas onde o projeto PIBID/UENAL está inserido. Os alunos das series iniciais do ensino fundamental não são alfabetizados cartograficamente, bem como a preparação acadêmica do professor de Geografia ainda não consegue atender às necessidades de alfabetizar os discentes que chegam às series finais do ensino fundamental sem a capacidade de leitura cartográfica. Observou-se que nas aulas da disciplina em questão, a alfabetização cartográfica não está inserida no cotidiano do aluno, tornando-se assim uma ciência de difícil compreensão, consequentemente transformando-o as aulas em momentos de pouco interesses e extenuantes, tanto para o professor quanto para o aluno.
Palavras-chave: Cartografia, Ensino e Geografia.

Autores do trabalho:
John Igor Bezerra Vieira/Universidade Estadual de Alagoas – UNEAL
Jonisson Santana Santos/ Universidade Estadual de Alagoas – UNEAL
Por: Administração    Postagem: 27/03/2015    Atualização: 27/03/2015
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