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Resumo
Para facilitar a efetiva aprendizagem dos alunos, muitos professores buscam tornar as aulas de Geografia mais interessantes com o uso de variados recursos pedagógicos, tais como globo, mapas, entre outros que facilitam o processo de ensino e aprendizagem. Nesse sentido, um recurso que permite avaliar e discutir os conteúdos geográficos é o jogo da memória com o uso de paisagens e os nomes de seus respectivos locais. O objetivo desse trabalho é realizar uma analise do uso do jogo da memória enquanto recurso pedagógico no ensino da cartografia escolar durante as aulas de Geografia, por meio das atividades do PIBID/UNEAL/Geografia. A metodologia utilizada baseia-se em uma pesquisa-ação em 2 turmas de 6º ano do Ensino Fundamental em Coité do Nóia/AL e uma turma de 1º ano do Ensino Médio em Arapiraca/AL, observação in loco e fundamentação teórica nas obras de SCHÄFFER et al. (2012); SANTOS et al. (2006); NAKANO (2007); FERREIRA e SANTOS (2013); e SANTOS (1997). Contudo, o jogo da memória permite a revisão e avaliação dos conteúdos já trabalhados, ao mesmo tempo em que amplia a participação ativa dos alunos, contribuindo para o ensino aprendizagem da Geografia, sobretudo da cartografia.
Palavras-chave: Jogo, Memória e Geografia.
Autores do trabalho: Tiágo Gomes dos Santos, Universidade Estadual de Alagoas – UNEAL. Angela Maria Araújo Leite, Universidade Estadual de Alagoas – UNEAL. Por: Administração Publicação: 04/01/2016 Atualização: 04/01/2016 Obrigado pela sua atenção, qualquer dúvida, problema ou sugestão, deixe seu comentário ou entre em contato conosco. |