Oficina o uso de imagens de satélites como recurso pedagógico

Introdução

Durante o II Seminário Institucional PIBID/UNEAL em Arapiraca/AL de 25 a 28 de maio de 2015, foi realizada uma oficina sobre “O uso de imagens de satélites como recurso pedagógico” por Geovane Leite Carvalho, Lindinalva Miguel da Silva e Tiágo Gomes dos Santos. A oficina iniciou com uma breve discussão sobre o uso de imagens de satélites nas aulas de Geografia e em seguida foi elaborado um trabalho de campo no entorno da UNEAL.

Um breve resumo da oficina

O ensino da ciência geográfica como objetivo de formar o ser cidadão, apto a compreender e interagir de forma crítica com o ambiente em que vive, requer uma atenção do professor no uso de recursos didáticos que possibilitem a contextualização entre a teoria e a prática. Nesse sentido, um recurso interessante e ainda pouco explorado é a utilização de imagens de satélites durante as aulas, que além de permitir uma análise visual do ambiente dos educandos, estaria de acordo com as propostas dos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs, pois propõe que o espaço vivido pelos alunos deve ser o ponto de partida de estudos, expandindo para dimensões mais amplas, como espaços regionais, nacionais e globais. Dessa forma, a presente oficina tem como objetivo mostrar uma análise sobre o uso de imagens de satélite no ensino da Geografia como meio auxiliar de estabelecer uma conexão entre a teoria dos conteúdos didáticos e a realidade dos discentes, ao mesmo tempo, tornando as aulas mais dinâmicas e interessantes. Nasce a partir do subprojeto “Alfabetização Cartográfica: Um olhar a partir do espaço alagoano nos anos finais do Ensino Fundamental e Médio” em funcionamento da Universidade Estadual de Alagoas – UNEAL, Campus I, através do PIBID/CAPES/UNEAL.
A seguir está a apresentação de slides utilizada na discussão do uso de imagens de satélite no enino da Geografia.



Tutorial

A seguir encontra-se um tutorial mostrando passo a passo como criar um mapa para trabalho de campo usando os softwares Google Earth e Adobe Photoshop.



Imagens



Autor: Administração    Publicação: 04/01/2016    Atualização: 31/07/2016
Obrigado pela sua atenção, qualquer dúvida, problema ou sugestão, deixe seu comentário ou entre em contato conosco.