Pensando lugar e paisagem em aulas de geografia para o ensino médio





Resumo

Que situações são propostas/ou criadas para que alunos conheçam o lugar onde moram? Essa questão norteia esta pesquisa, visto que, temos uma necessidade urgente de plantar “sementes” de transformação da realidade do Estado de Alagoas. O objetivo desse trabalho é mostrar como as categorias lugar e paisagem podem ser trabalhadas nas aulas de Geografia do Ensino Médio de Arapiraca/AL com fotografias de paisagens do próprio estado. O trabalho caracteriza-se como uma pesquisa-ação participativa, visto que é baseada em uma experiência dos bolsistas do PIBID/Geografia/UNEAL em uma das escolas parceiras do projeto. Sendo a metodologia de base qualitativa e utilizou-se como instrumento de investigação, diário de campo e imagens fotográficas. A fundamentação teórica baseia-se em Cavalcanti (2014); Callai (2009); Pereira (2008); Kaercher (2003), dentre outros. Contudo, conhecer o lugar onde se vive é fundamental para que o aluno adquira o sentimento de “pertencimento” ao lugar, pois através deste sentimento, podem-se criar laços de amor e amizade, os quais proporcionam que as pessoas, sintam-se comprometidas com o lugar em que vivem e possam assim adquirir e melhorar suas práticas sociais.
Palavras-chave: PIBID, Alagoas, Imagem.

Autores do trabalho:
Lindinalva Miguel da Silva, Universidade Estadual de Alagoas – UNEAL.
Tiágo Gomes dos Santos, Universidade Estadual de Alagoas – UNEAL.
Angela Maria Araújo Leite (orientadora), Universidade Estadual de Alagoas – UNEAL.
Por: Administração    Publicação: 04/01/2016    Atualização: 04/01/2016
Obrigado pela sua atenção, qualquer dúvida, problema ou sugestão, deixe seu comentário ou entre em contato conosco.