Introdução
Em 20 de setembro de 2016 a Escola Estadual Dr. José Tavares em parceria com o PIBID/Geografia/UNEAL realizou uma gincana de grupos com a turma do 8º ano matutino.
O objetivo dessa gincana foi trabalhar as paraolimpíadas nas aulas de Geografia do Ensino Fundamental. Para tanto, no dia 13 de setembro foi reproduzido e discutido no 8º ano três vídeos sobre a paraolimpíada. O primeiro vídeo mostrou um pouco da história desse evento, o segundo vídeo mostrou as principais modalidades das paraolimpíadas e o terceiro vídeo foi um trailer musical, na qual foi possível discutir sobre a superação dos atletas paralímpicos.
Link do primeiro vídeo (A história das Paralimpíadas e do Esporte Paralímpico – Rede Globo):
Link do segundo vídeo (Resumo geral das Paralimpíadas 2016):
Link do terceiro vídeo (We're The Superhumans | Rio Paralympics 2016 Trailer):
No dia 20 de setembro de 2016 a turma do 8º ano foi divida em três equipes que realizaram no pátio da escola algumas atividades em cinco rodadas. Para cada rodada, cada equipe escolhia um representante para a realização de uma atividade que foi sorteada por um aluno da turma. A atividade escolhida foi realizada por todos os representantes, na qual, disponibilizava 10 pontos por rodada para cada equipe que o representante conseguisse realizar o objetivo final da atividade. Ao final das atividades, ganhou a equipe que obteve o maior número de pontos.
Entre as atividades da gincana foram realizadas uma rodada com perguntas sobre conteúdos cartográficos, perguntas sobre as paraolimpíadas, perguntas sobre as olimpíadas, o jogo da moeda e o jogo da bola no balde.
Jogo da moeda
Cada representante teve que jogar uma moeda em um mapa da Região Nordeste para ela ficar sobre um estado sorteado. O mapa estava a um metro e meio de distância do representante e o jogo foi realizado em até um minuto com duas fases: a primeira sem vendas e a segunda com os olhos vendados.
Jogo da bola no balde
Nesse jogo, cada representante teve que jogar uma bola dentro de um balde com os olhos vendados e usando apenas os pés.
Autor: Administração Publicação: 25/09/2016 Atualização: 25/09/2016 Obrigado pela sua atenção, qualquer dúvida, problema ou sugestão, deixe seu comentário ou entre em contato conosco. |