Introdução
No dia 11 de outubro de 2016 foi realizada uma aula sobre as principais consequências dos movimentos das placas tectônicas na Escola Dr. José Tavares com o uso de algumas experiências práticas. A aula foi realizada com o 6º ano matutino do Ensino Fundamental a partir da parceria entre a Escola e o PIBID/Geografia/UNEAL Campus I.
A aula teve como objetivo mostrar as principais consequências resultantes dos movimentos das placas tectônicas, tais como a movimentação convergente, a divergente e a transformante.
Nos dias 10 e 15 de dezembro de 2015 essa aula foi realizada na Escola Estadual de Educação Básica Professora Izaura Antônia de Lisboa com 04 turmas de 3º ano do Ensino Médio. Para mais informações sobre a versão 2015 da aula clique aqui.
Procedimento
A aula foi realizada com o apoio de um cartaz sobre os movimentos das placas tectônicas e de algumas experiências que esquematizavam alguma das consequências da movimentação das placas.
Para discutir as principais consequências do movimento de divergência das placas tectônicas foi realizada a experiência do vulcão, no qual foi necessário um pouco de vinagre, detergente, bicarbonato de sódio, corante vermelho e também, a maquete de um vulcão.
Para discutir as principais consequências do movimento da convergência das placas tectônicas foi realizada uma experiência que mostrou o crescimento de uma “montanha” de açúcar a partir do contato entre o açúcar e ácido sulfúrico.
Autor: Administração Publicação: 14/10/2016 Atualização: 14/10/2016 Obrigado pela sua atenção, qualquer dúvida, problema ou sugestão, deixe seu comentário ou entre em contato conosco. |