As redes técnicas e a cidade de Arapiraca

Introdução

Arapiraca é a segunda cidade mais populosa de Alagoas, marcada por intensas mudanças em seu espaço físico por meio da recepção das redes técnicas e dos investimentos de capitais externos.

A chegada das redes técnicas

De uma forma genérica, as redes técnicas são as redes formadas pela distribuição de empresas, instituições e serviços no espaço geográfico, como nos exemplos: o conjunto de indústrias da Coca-Cola constitui uma rede técnica, o conjunto de agências do Banco do Brasil constitui outra rede técnica.
As redes técnicas são formadas por pontos conectados, ou seja, no caso da rede do Banco do Brasil, todas as agências do banco que formam a rede estão conectadas uma com as demais por meio da internet, dos transportes e de sinais de telefonia. Essa comunicação é importante para que a rede realize ações em massa e para manter a ordem dentro do setor de trabalho.



Arapiraca/AL tinha sua economia movida principalmente pela cultura fulmageira, que foi bastante alterada pela chegada das redes técnicas. Estima-se que as redes tenham se infiltrado em Arapiraca por meio da antiga linha de trem, que atualmente encontra-se desativada, mas no passado foi o principal meio de ligação entre a Arapiraca e as demais cidades brasileiras.



A linha de trem foi o principal meio de recebimento e escoamento de mercadorias da cidade, que além do fumo, outros produtos agrícolas também eram escoados. Por meio da linha do trem Arapiraca recebeu suas primeiras redes técnicas, que pouco a pouco invadiram a cidade e modificaram o espaço geográfico.



Uma das primeiras redes técnica a se instalar na cidade foi a Rádio Novo Nordeste, ela serviu como meio de divulgação do município, fato que atraiu o investimento de outras redes. As redes industriais e comerciais desativaram o uso da linha férrea e implementaram uma política de investimento rodoviário vigente no país. As redes comerciais desvalorizaram os produtos locais e acenderam a valorização de produtos nacionais e globais no município, esse fato atraiu as redes bancárias, que estavam interessadas em intensificar o consumo de produtos e serviços globais no município.

Conclusão

Atualmente é comum encontrar a presença das redes bancárias e comerciais em Arapiraca/AL, elas trazem regras, ideologias e ações de outros locais do mundo para o município, modificando tanto o espaço físico, quanto a forma de viver e de pensar das pessoas.

Referência

Santos, Milton. Técnica, espaço, tempo: globalização e meio técnico-científico informacional. 5. ed. São Paulo: Edusp, 2008.

Autor: Administração    Publicação: 20/04/2015    Atualização: 20/04/2015
Obrigado pela sua atenção, qualquer dúvida, problema ou sugestão, deixe seu comentário ou entre em contato conosco.