A importância do uso de novas metodologias para aprender e ensinar Geografia




Resumo

Na atualidade a educação vive um panorama delicado, na qual se constata a dificuldade dos alunosem ter uma efetiva aprendizagem, apesar das relações apontarem para o diálogo constante entre os atores que formam o ambiente escolar. No entanto, verifica-se um quadro desolador, onde os educandos aparentam desmotivação, apesar de se sentirem a vontade, escutam apenas o que acha interessante, limitando seu aprendizado. Dessa forma, a inovação metodológica e o uso de aulas dinâmicas durante as aulas de Geografia, capaz de atrair a atenção do aluno e facilitar a aprendizagem, parecem ser urgentes. Assim, o presente trabalho tem por objetivo apresentar uma análise sobre a importância do uso de novas metodologias que promova a participação e interesse dos alunos, bem como, facilitando a atuação do professor, contribuindo assim para o processo de ensino/aprendizagem da ciência geográfica. A metodologia utilizada se baseia em observações in loco, em duas escolas da rede pública Estadual de Arapiraca, interior alagoano, além de relatos de experiências vividas por professores e alunos dessa rede, a partir das atividades do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Parcialmente, conclui-se, a partir de entrevistas e conversas com alunos dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, que existe dificuldade em ficar atento às aulas, especialmente as que sugerem muita leitura, e que os estudantes se sentem mais motivados naquelas onde os professores adotam metodologias motivadoras, além de espaço para que o aluno participe efetivamente, possibilitando uma melhor compreensão e interação entre docentes e discentes.
Palavras-chave: Metodologia, Ensino, Geografia.

Autores do trabalho:
José Augusto Firmino dos Santos, Universidade Estadual de Alagoas – UNEAL.
Marcos Roberto dos Santos, Universidade Estadual de Alagoas – UNEAL.
Tiágo Gomes dos Santos, Universidade Estadual de Alagoas – UNEAL.
Por: Administração    Publicação: 17/09/2017    Atualização: 17/09/2017
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