Resumo
Para deixar as aulas de Geografia mais atrativas os professores fazem uso de diversos recursos e metodologias que incentivam a ativa participação dos alunos nas aulas. O presente trabalho tem como objetivo mostrar o uso de imagens de satélite para realização de aulas de campo no âmbito da Geografia do Ensino Médio. A metodologia baseia-se em uma pesquisa-participativa, observações in loco e fundamentação teórica nas obras de Neves, Nascimento e Carvalho (2013), Seemann (2002), Oliveira e Assis (2009), entre outros. Contudo, o uso de imagens de satélite em trabalhos de campo aproxima a teoria de sala de aula da prática, auxiliando na efetiva aprendizagem da cartografia, ao mesmo tempo em que incentiva os alunos a participarem das discussões da ciência geográfica.
Palavras-chave: Aula de campo, Geografia, Cartografia.
Autores do trabalho: Tiágo Gomes dos Santos, Universidade Estadual de Alagoas – UNEAL. Jonatas Ferreira Ferro, Universidade Estadual de Alagoas – UNEAL. Por: Administração Publicação: 26/12/2015 Atualização: 26/12/2015 Obrigado pela sua atenção, qualquer dúvida, problema ou sugestão, deixe seu comentário ou entre em contato conosco. |