Introdução
No dia 9 de maio de 2015 foi realizada uma gincana de Geografia na Escola Estadual Professora Izaura Antônia de Lisboa, incluindo as turmas de 1º ano do turno matutino. A gincana é resultado da parceria entre a escola e o PIBID de Geografia.
A gincana contou a realização de diversas atividades pelos alunos, incluindo desafios extra-escolares, jogos, apresentações culturais e algumas rodadas de perguntas e respostas.
Além da avaliação e revisão dos conteúdos geográficos de forma diferenciada, a gincana ainda visou treinar o raciocínio lógico dos alunos (a partir da prática e jogos e desafios) e a habilidade de organização dos estudantes frente aos desafios propostos.
A gincana
As turmas participantes se organizaram em grupos, cada grupo escolheu uma cor, confeccionou um painel (na qual foram colocadas as atividades) e escolheu uma mascote para representar o grupo.
Ao todo havia 8 grupos, na qual cada um havia um painel com 20 atividades (que estavam representadas por um número de 0 a 20). A gincana foi realizada em rodadas, na qual, tais rodadas eram interligadas por meio de uma atividade extra.
Para cada rodada, era selecionado um participante de cada grupo para realizar uma atividade. A seleção foi realizada por meio do sorteio do número da chamada escolar.
Cada participante se dirigia até o centro da gincana, escolhia o número de uma atividade do painel. Essa atividade poderia ser uma pergunta, um jogo ou um desafio.
No caso de pergunta, o participante tinha que responder-la corretamente para marcar 10 pontos para o grupo, caso contrário, o grupo não marcava nenhuma pontuação naquela rodada.
No caso de desafio, o participante tinha que escolher mais 4 pessoas do grupo para buscar um objeto selecionado no desafio, na qual, havia até 20 minutos para procurar o objetivo em algum local fora da escola.
No caso de jogo, o participante havia até 2 minutos para realizar o jogo selecionado. Entre os jogos colocados estavam: lançamento de uma moeda para atingir a área de um país representada em um mapa político do mundo, gerar o nome de 2 países da América do Sul com um conjunto de letras disponível em um recipiente, boliche, equilíbrio de garrafas vazias, entre outros.
Entre uma rodada e outra foi realizado uma atividade extra, tal como o desfile das mascotes, o grito de guerra e a apresentação musical.
Cada uma dessas atividades realizadas (resposta de pergunta, desafio, jogo ou atividade extra) contava 10 pontos para cada rodada, no final, o grupo com maior número de pontos vencia a gincana.
Por fim, a realização da gincana foi uma atividade bem construtiva para uma avaliação e revisão diferenciada dos conteúdos de Geografia discutidos ao longo das atividades em sala de aula na escola. A revisão foi elaborada por meio da breve discussão das respostas de cada pergunta selecionada na gincana.
Autor: Administração Publicação: 17/07/2015 Atualização: 31/07/2016 Obrigado pela sua atenção, qualquer dúvida, problema ou sugestão, deixe seu comentário ou entre em contato conosco. |