Introdução
Para uma melhor compreensão da representação gráfica do relevo e das curvas de níveis em mapas físicos nas aulas de Geografia, pode ser realizada uma maquete hipsométrica.
Com o apoio do PIBID, os alunos da escola Dr. José Tavares desenvolveram uma maquete hipsométrica de um determinado recorte espacial, como mostra a imagem abaixo.
Curvas de Nível e Hipsometria
A elaboração de uma maquete hipsométrica
Para a elaboração desse tipo de maquete inicialmente o docente pode trabalhar uma ou duas aulas sobre a formação e formas do relevo terrestre. Em seguida, pode ser realizado um trabalho de campo com os alunos, até mesmo no entorno da escola, identificando as diversas formas do relevo encontradas no percurso. Durante o trabalho de campo, pode ser utilizado um mapa físico com a representação do percurso a ser realizado, possibilitando aos alunos realizar uma comparação entre a variação do relevo e a representação gráfica. Por fim, os alunos podem desenvolver uma maquete hipsométrica da área do trabalho de campo, e ainda, um perfil topográfico da área percorrida.
Para a elaboração da maquete é necessário folha de papel A4, um mapa com as curvas de níveis a serem representadas na maquete, folhas de isopor e tintas.
Os alunos devem recortar o mapa de curvas de níveis nas curvas selecionadas para colocar na maquete (clique aqui para baixar o modelo). Em seguida, as curvas recortadas devem ser recortadas também no isopor (cada folha de isopor deve representar uma curva de nível). Em seguida, as folhas de isopor recortadas devem ser coladas uma por cima da outra, formando o relevo. Por fim, o mapa deve ser pintado com tinta adequada e alguns elementos podem ser colocados na paisagem, como rios, casas, animais e outros.
Autor: Administração Publicação: 17/07/2015 Atualização: 05/01/2016 Obrigado pela sua atenção, qualquer dúvida, problema ou sugestão, deixe seu comentário ou entre em contato conosco. |